domingo, 3 de maio de 2009

IMPRENSA MADRASTA- de Jackson Vasconcelos

O Presidente do Brasil governa uma Nação, que ocupa um território que tem mais de oito milhões de quilômetros quadrados, é relevante no contexto internacional e abriga:



1. 190 milhões de habitantes, dos quais mais de 120 milhões, eleitores compulsórios.

2. 25 milhões de trabalhadores, com rendimentos que não ultrapassam um salário mínimo e 10 milhões que não apresentam renda alguma.

3. 10 milhões de crianças na faixa de zero a quatro anos de idade.

4. 11 milhões de famílias sustentadas por programas sociais.





Um País que tem:





· Mais de um trilhão de dólares em Produto Interno Bruto , 34 ou 35% dele consumidos pelo Estado com o título de tributo.

· Mais de cinco mil municípios, boa parte deles altamente dependente da repartição das receitas federais.

· Mais de um milhão de servidores públicos federais.

· Elevado grau de corrupção, violência e criminalidade.

· 200 bilhões de dólares em reservas.





Dilma Rousseff é Ministra principal do Presidente do Brasil e por ele escolhida entre muitos para ser a sua sucessora. Está filiada ao segundo maior partido político e com ele controla os melhores instrumentos de campanha eleitoral do Estado Brasileiro: a máquina pública, o programa Bolsa Família e o PAC. Tem, portanto, potencial competitivo para vencer a eleição. Mas, como saber se ela será, de fato, a melhor escolha?

A imprensa não dirá, nem oferecerá pistas, porque prefere comentar os resultados que a ministra obteve com a operação plástica; informar o que ela andou a fazer no tempo da clandestinidade obrigatória e agora, entender como ela administrará no conjunto, a agenda de trabalho e campanha com a necessidade de tratar um câncer linfático.

Muito menos resposta se terá dos programas eleitorais de rádio e TV e dos debates que ocorrerão durante a campanha, porque são peças teatrais em razão dos limites impostos pela legislação e das exigências feitas pelos juízes eleitorais.

Então, que se corra o risco da escolha e se o resultado não for o melhor, fiquemos com a pecha de não saber votar. É o preço de viver por aqui!


Jackson Vasconcelos é cronista político desse blog

Nenhum comentário: