segunda-feira, 27 de abril de 2009

BIENAL DO LIVRO - de Miriam Sales

Realmente, é uma festa literária!

Quem ama os livros, vê-se rodeado por todos os lados de edições de autores clássicos e modernos, autores consagrados e jovens autores esperando consagração,ou ao menos,um lugar ao sol brilhante da literatura.Como diz o escritor baiano Antonio Torres:”a fila está andando”;com paciência e talento chegará a nossa vez.
A Literatura é uma amante possessiva e sôfrega que requisita para si quase todo o nosso tempo; exigente e cara,até se colher os louros,muita água passará por debaixo da ponte.

Concorri com vários jovens autores baianos e me surpreendi com a quantidade de talentos que estão emergindo da obscuridade e um dia serão grandes; mesmo as propaladas “panelinhas” literárias não deterão a marcha dos talentosos;os leitores sabem e,embora direcionados pela mídia ,logo,logo,se voltam para aqueles que realmente têm uma bela mensagem para passar.Escritores “midiáticos” fazem um sucesso relativo enquanto estão no “ar”,porém,como caudas de cometa,desaparecem e,ninguém fala mais deles;é o caso de certos “globais” e até-pasmem!-do próprio Paulo Coelho, de quem não vi um único livro nas prateleiras das editoras.Parece que o tempo dele passou e hoje existem centenas de paulos coelhos por aí ,dando sopa.

O lançamento do CD”Maktub”, uma experiência maluca que quis fazer com um livro eletrônico deu certo; vendi todas as unidades durante os dez dias da Bienal.No dia do lançamento,23,uma quinta-feira,fui entrevistada pela TV Educativa e pelo canal da LBV;pois bem,pude avaliar a força da mídia:no fim de semana após a entrevista,quando eu entrava no Centro de Convenções,todos me cumprimentavam e apontavam:”aquela é a escritora da televisão”;resultado,os cd’s foram todos vendidos;eu sei que é um bom trabalho,bem feito com cuidado e carinho;mas,sem a ajuda da mídia,talvez não vendesse tudo.

Outra grande vantagem de uma bienal, além da exposição ao público;ficamos conhecendo escritores,livreiros,distribuidores e sendo conhecidos por eles;no “Café Literário”,podemos debater com escritores do porte de Frei Betto,Ruy Castro,Nelson Motta,Antonio Torres;graças a uma interferência minha sobre Monteiro Lobato,recebi um convite de uma nova TV cultural que será inaugurada brevemente em Salvador,para fazer uma palestra sobre esse grande autor,assim que esse canal seja inaugurado;pessoas,na platéia,pediram meu e-mail,queriam saber onde era o meu stand,trocavam idéias comigo sobre literatura e arte.

Sim, a Bienal é interessante para o novo escritor; sim,ele deve participar.O Céu e os manes da Literatura não ajudam aquele que não age!


Miriam Sales escritora baiana.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

FOTOS BIENAL 2


Amigo, excelente escritor Mayrant Gallo. Poucos conhecem literatura como Mayrant.


Amigo, famoso quadrinista criador da TURMA DO XAXADO, vice-presidente da Câmara Cedraz


Escritora Miriam Sales lançando livro no stand da Câmara Bahiana do Livro


O poeta e amigo Geraldo Maia ligado no debate da Arena Jovem


Gentileza de Frei Betto


O amigo das antigas e escritor Heitor Brasileiro Filho

quinta-feira, 23 de abril de 2009

FOTOS DA BIENAL 1



O escritor mineiro Bruno Resende e Hugo Homem empolgados no discurso literário


OS escritores Carlos Vilarinho e Hugo Homem descontraindo na Bienal.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

E A VIDA SEGUE- de Jackson Vasconcelos

Ontem, domingo 19 de abril, o jornal O Globo publicou no precioso espaço da primeira página, com chamada e foto, a entrevista que o repórter Chico Otávio fez com o ex-funcionário do Senador Gerson Camata (PMDB-ES), economista Marcos Vinícius Moreira de Andrade. Claramente, mais um caso de delação não premiada.

O sujeito trabalhou 19 anos com o Senador numa relação demonstrada pelo jornal como sendo de estrita confiança e confidência, que o beneficiou com nomeações e empregos bem remunerados. Mas, mesmo assim, ele resolveu, depois de demitido, denunciar o ex-patrão por desvio de dinheiro público e por outras coisas e crimes.

Chamado pelo entrevistador de “discreto economista mineiro com 56 anos”, Marcos Vinícius pintou a fisionomia de um experiente ladravaz na imagem impoluta do seu ex-chefe.

Sem maiores considerações, fico com o seguinte:

Se confirmadas as denúncias, Marcos Vinícius foi espontaneamente cúmplice e, portanto, criminoso em todos os crimes que atribui ao ex-patrão. Se não confirmadas, o sujeito é um leviano, mas também criminoso, mas do crime de calúnia e difamação. E, confirmadas ou não, ele é comprovadamente um mau-caráter e neste quesito dispensa comentários.

Seja como for, Marcos Vinicius, ex-Marcos Camata, é um pobre diabo, representante do clã dos otários, porque deveria saber, pelo historio político do povo brasileiro e pelo caminhar dos assuntos semelhantes, que o seu depoimento ou desabafo só serviu ao repórter, que sem muito trabalho, construiu uma matéria que mereceu cobiçado espaço de divulgação e garantias do bom salário que ele deve receber.

No mais, culpado ou não - no Brasil o fato já não é relevante há bastante tempo - o senador, mais tempo ou menos tempo, voltará à vida normal e se perder a eleição, com certeza, não será por isso.

Marcos Camata ou Marcos Vinícius, depois do serviço que prestou ao repórter, cairá em desgraça. E , o sujeito está apenas com 56 anos, numa sociedade que cobra vida ativa até após os setenta.

A população? Torceu o nariz quando leu a notícia, com a certeza de que não será a última, na série que a imprensa oferece quase todos os dias de exemplos de corrupção, de mau-caratismo ou de injustiças.

E, a vida segue.


Jackson Vasconcelos é cronista político desse blog.